top of page

"Atenção, não estamos a brincar. O Henrique Sá Pessoa é nosso refém. Se não lerem esta revista,

"Estes reféns foram torturados: tiveram que provar os melhores gelados do País. Colocámos uma venda nos chefs Henrique Sá Pessoa e Pedro Lemos e fomos a 10 geladarias em Lisboa e no Porto. Cada um provou três sabores e avaliou-os. Ou seja, pode ficar a saber quais são os 30 aromas mais saborosos do País."

"O chef Pedro Lemos nem queria acreditar que não conhecia a geladaria Sincelo, aberta na Rua de Ceuta há 33 anos. "Passo aqui todos os dias, de carro, para o trabalho e nunca tinha reparado neste espaço", confessou. Aqui, os gelados têm história e não há como lhes fugir quando o tema são os melhores do Porto. São 58 os aromas, que vão rodando diariamente e que permitem fazer combinações novas a toda a hora. Quando Pedro Lemos fez a prova cega na Sincelo, ainda não havia clientes a deliciarem-se com combinações de sabores simples, com toppings ou em generosos crepes feitos na hora. Só o dono e os funcionários assistiram à prova, de riso malandro e sempre à espera de um elogio. Colocámos a venda no chefe mandámos vir o primeiro gelado. O elogio chegou quase em simultâneo, mal levou uma colherada à boca. "É iogurte", começou por identificar Pedro Lemos. Também não teve quaisquer dificuldades em acertar nos sabores seguintes, um maracujá intenso, ainda com sementes, e um gelado de chocolate com pepitas. Pedro Lemos fartou-se de elogiar a Sincelo. "As bolas de gelado são perfeitas - e o tirar da bola é muito importante para ficar no ponto certo." Convém não descurar este pormenor, sublinhou. A simplicidade dos sabores foi o que mais cativou o chef, que prometeu voltar.

Iogurte - 100% "Recuei uma data de anos ao provar este gelado. Faz lembrar os gelados de iogurte que a minha mãe fazia quando eu era criança", diz Pedro Lemos. A textura é, para o chef, "óptima" e a simplicidade do iogurte "incrível". "É top, com aquele travo do iogurte natural, muito bem batido."

Maracujá - 97%O chef considera arrojado manter as sementes do maracujá no gelado - mas adora. "Quem gosta mesmo gosta das sementes." O sabor é "superintenso e fresco" e até o aroma do gelado é delicioso, imediatamente identificado. E ele não parou de tirar pequenas colheres do gelado até chegara altura de provar o sabor seguinte.

Sincelo - 92% Este sabor com o nome da geladaria é chocolate com pepitas de chocolate. Apesar dos ingredientes, o chef achou que não tinha demasiado chocolate: "Gostei do cacau", que faz com que não seja um gelado demasiado enjoativo."

bottom of page